Arte de fazer o bem     


Como a arte pode desenvolver pela criatividade e curar como terapia?
A artista plástica Danielle Camargo explica…

img_dani1

Danielle Camargo criou oficinas que ministra para crianças  e em empresas, como uma forma de terapia alternativa de desenvolvimento e gosto pela arte.

Danielle Camargo criou oficinas que ministra para crianças
e em empresas, como uma forma de terapia alternativa de desenvolvimento e gosto pela arte.

Existem muitas formas de se desenvolver a criatividade. Mas nada se compara a liberdade de expressão através da arte. Essa é a máxima defendida pela artista plástica Danielle Camargo, que a partir de uma experiência pessoal com a filha Allegra, descobriu o quanto pode ser algo transformador no desenvolvimento de uma pessoa, em especial os pequenos. “As crianças por si só são expressões de arte, pois são impetuosas, verdadeiras e corajosas”, diz. Com o apoio do marido, o músico Maurício Pedote, Danielle então criou oficinas que ministra para crianças e em empresas, como uma forma de terapia alternativa de desenvolvimento e gosto pela arte, além de tratar pessoas que precisam se libertar de angústias e medos. “Criamos uma história baseada em nossa própria experiência. Entre tintas, telas e músicas, nossa filha vem crescendo a cada dia no mais puro elemento chamado arte. E a cada dia que passa nossas oficinas estão criando crianças especialmente talentosas”, explica. “Estamos transformando  esses  momentos em qualidade,  nas escolhas pautadas por algum artista plástico. Vemos vídeos, ouvimos histórias, escrevemos poesias e compomos músicas. O foco é transpor o espirito e elevar a alma para esse momento mágico, lúdico e espiritual chamado arte”, completa a artista que uma vez por mês promove sessões de arte terapia infantil em seu ateliê, na Granja Viana, em São Paulo.

OPEN: Como funcionam as oficinas?
Danielle Camargo: Funcionam inspiradas em algum artista, em uma linguagem infantil. São realizadas todo último domingo do mês, para crianças a partir de 3 anos. Oficinas para adultos só em empresas, o que também é um trabalho prazeroso porque tiro as pessoas do seu meio profissional para que vivenciem outra forma de expressão através da criatividade.

Como é feito esse trabalho? Tem algum acompanhamento médico e psicológico?
Se envolver problemas psicológicos tem sim acompanhamento médico. Mas quando faço arteterapia, envolve um conceito um pouco mais profundo.

Qual o nome do projeto? Como funciona se alguém quiser se inscrever ou matricular suas crianças?
Não tem nome. É um projeto de vida pessoal, de poder compartilhar. As oficinas para crianças são realizadas em meu atelier uma vez por mês. A arte terapia atendo na casa da pessoa caso seja fora da Granja Viana. Tenho estudado cada dia mais porque quero me aprofundar nesse universo magico que pode salvar as pessoas de depressões, angústias e ate mesmo da morte.

Qual a função da arte no desenvolvimento de uma criança?
É fundamental. A arte liberta e traz o encanto e a criação sem limites. Crianças que aprendem a se expressar através da arte desde pequenas são mais fiéis a elas mesmas, são mais confiantes, mais perspicazes e mais capazes de elaborar suas ideias.

O que acha importante nos contar sobre esse trabalho?
Acho importante ressaltar que todo esse processo iniciouse a partir da minha própria experiência. A arte me trouxe um caminho de liberdade e de vida. Me libertou de depressões e angústias, então faço porque acredito e porque amo.

 
Danielle Camargo
www.daniellecamargoart.com