Cores, Aromas e Sabores da TOSCANA     


Cores, Aromas e Sabores da TOSCANA

Por Joelma Santanita

Se tem um lugar no mundo em que você consegue unir belas paisagens, arquitetura, história, tendências da moda, boa gastronomia e excelentes vinhos, este lugar é a Toscana, na Itália. “Eu aprecio bons vinhos, mas o meu marido não bebe álcool, é um atleta”. Agora, imagine você bebendo um grande Brunello, Chianti Clássico e Vino Nobile, e olhando aquela paisagem maravilhosa, enquanto o seu marido pedala em meio às plantações de girassóis e lavandas…

Ou “Enquanto o meu namorado prova vinhos em várias vinícolas, me dedico a arquitetura e museus.”. Já pensou?  São só alguns exemplos da diversidade dessa bela província italiana. Sem dúvida uma viagem para todos os gostos. Então, eu, que adoro comer bem, vou dar algumas dicas das experiências que tive em Montepulciano e Montalcino. Seria impossível deixar aqui todos os lugares, cada um melhor que o outro, mas selecionei dois que marcaram pela tradição, requinte e sabor.

EM MONTEPULCIANO:

 

LA BOTTEGA DEL NOBILLE – RESTAURANTE E LOJA DE VINHOS

LA BOTTEGA DEL NOBILLE – RESTAURANTE E LOJA DE VINHOS

No coração da cidade de Montepulciano, o restaurante está nas caves de um antigo prédio e nasceu da consciência em comer e beber bem. A carta tem mais de 300 rótulos, e muitos deles, podem ser bebidos em taças. O Menu de La Bottega Nobile segue a tradição da Toscana com uma proposta muito simples e direta: Os profissionais te orientam para uma degustação equilibrada, com uma harmonização perfeita entre vinho e alimento.

OS PRATOS:

1) Ravioli recheado com funghi porcini e queijo pecorino. 2) Parpadella ao ragu de Chianina. 3) Coelho a Tradição da Toscana: confitado no azeite e caldo de legumes por mais de 3 horas em banho-maria dentro do forno. A carne fica com uma textura muito macia e saborosa. 4) Filé de Chianina (raça bovina da Toscana) com creme de lardo de Cinta Senese.

1) Ravioli recheado com funghi porcini e queijo pecorino.
2) Parpadella ao ragu de Chianina.
3) Coelho a Tradição da Toscana: confitado no azeite e caldo de legumes por mais de 3 horas em banho-maria dentro do forno. A carne fica com uma textura muito macia e saborosa.
4) Filé de Chianina (raça bovina da Toscana) com creme de lardo de Cinta Senese.

 

O VINHO:

 O Brunello Campo del Drago é o vinho top da vinícola Castiglion del Bosco. A Safra 2007 é excepcional, brilhante com muita complexidade, elegante e aromas de trufas. A garrafa deve ser decantada uma hora antes da degustação. E para finalizar o maravilhoso jantar, que tal uma grappa envelhecida?


O Brunello Campo del Drago é o vinho top da vinícola Castiglion del Bosco.
A Safra 2007 é excepcional, brilhante com muita complexidade, elegante e aromas de trufas. A garrafa deve ser decantada uma hora antes da degustação.
E para finalizar o maravilhoso jantar, que tal uma grappa envelhecida?

 

EM MONTALCINO:

Aconchegante e charmoso, com cozinha tradicional e belo atendimento. A carta de vinho é pequena mais bem elaborada, com grandes rótulos e preços honestos.

Aconchegante e charmoso, com cozinha tradicional e belo atendimento. A carta de vinho é pequena mais bem elaborada, com grandes rótulos e preços honestos.

 

OS PRATOS:

1) Ravioli de abobora com funghi porcini. 2) Javali a moda de Montalcino: cozido em oito horas ao molho de tomate.

1) Ravioli de abobora com funghi porcini.
2) Javali a moda de Montalcino: cozido em oito horas ao molho de tomate.

 

O VINHO:

 

Vinho Rosso di Montalcino 2009, vermelho rubi intenso, frutado, intensas notas de baunilha, aromas delicados de eucalipto, ameixas, bem estruturado, com um final longo, e que tem recebido boas pontuações de vários críticos: a vindima de 2009 foi classificado entre os 10 melhores vinhos desta região em relação ao número de prêmios ganhos. Espero que curtam as dicas! No próximo encontro falarei da Umbria. Aguardem…

Vinho Rosso di Montalcino 2009, vermelho rubi intenso, frutado, intensas notas de baunilha, aromas delicados de eucalipto, ameixas, bem estruturado, com um final longo, e que tem recebido boas pontuações de vários críticos: a vindima de 2009 foi classificado entre os 10 melhores vinhos desta região em relação ao número de prêmios ganhos.
Espero que curtam as dicas! No próximo encontro falarei da Umbria. Aguardem…