Uma semana e tanto     


Uma semana e tanto

Duas Grandes Provas de Vinhos do Tejo, Jantares Harmonizados, Premiação e Master Classes fizeram parte das atividades da ‘Semana Vinhos do Tejo no Brasil’, que reuniu cerca de 1500 pessoas no Rio e em São Paulo

José Carlos Santanita

José Carlos Santanita

Grande Prova dos Vinhos do Tejo 2016

Grande Prova dos Vinhos do Tejo 2016

Entre os dias 21 e 26 de fevereiro, Portugal invadiu o País com a ‘Semana dos Vinhos do Tejo no Brasil’. Jantares harmonizados, premiações e master classes deram o tom das várias atividades nas quais os produtores de vinho da região portuguesa do Tejo apresentaram cerca de 100 rótulos, dentre brancos, rosados (rosés), tintos e espumantes – todos vinhos premiados e selecionados pela CVRTEJO (Comissão Vitivinícola da Região do Tejo |www.vinhosdotejo.com).
Além disso, foi realizada a Grande Prova do Rio, no dia 23, no Iate Clube do Rio de Janeiro, com a ilustre presença do Cônsul Geral de Portugal, senhor Nuno Bello, e no dia 25, no Consulado de Portugal, em São Paulo, que recebeu a comitiva recepcionada pelo Cônsul Geral de Portugal em São Paulo, senhor Paulo Lourenço. “A Região do Tejo produz ótimos vinhos apreciados no mundo inteiro. Sua presença no importante mercado do Brasil cresceu 30% em 2015”, disse Luís de Castro, Presidente da CVRTEJO.
Durante a Grande Prova, ainda teve a ‘Vinho Bikes Tejo’ e a ‘Master Class Vinhos do Tejo’, fora as visitas comerciais e as palestras aos supermercados Pão de Açúcar. Também aconteceu a entrega dos prêmios Melhores do Ano 2016. “Vemos com agrado que os vinhos do Tejo estão cada vez mais bem aceitos pelos brasileiros pela sua qualidade”, resumiu João Silvestre, Diretor Geral da CVRTEJO.
Este ano, o evento contou ainda com a presença do renomado chef português Rodrigo Castelo, proprietário do ‘Taberna Ó Balcão’, em Santarém, Portugal, convidado pela CVRTEJO. Ele comandou o jantar no ‘Adegão Português’ e o almoço no ‘Alma Cozinha’ (SP), harmonizados aos vinhos do Tejo. Já as Master Classes tiveram a participação daquele que é considerado o melhor sommelier brasileiro: Diego Arrebola.

Produtores participantes:

1. ADEGA COOPERATIVA DO CARTAXO – www.adegacartaxo.pt
2. AGRO BATORÉU – www.agrobatoreu.com
3. CASA CADAVAL – www.casacadaval.pt
4. CASAL BRANCO – www.casalbranco.com
5. CASAL DA COELHEIRA – www.casaldacoelheira.com
6. CASAL DO CONDE – www.sacasaldoconde.com
7. QUINTA DO CASAL MONTEIRO – www.casalmonteiro.pt
8. FIÚZA – www.fiuzabright.pt
9. QUINTA DA ALORNA – www.alorna.pt
10. QUINTA DA BADULA – www.quintadabadula.com
11. QUINTA DA LAPA – www.quintadalapa-wines.com
12. PINHAL DA TORRE – www.pinhaldatorre.com
13. ENCOSTA DO SOBRAL – www.encostadosobral.pt
14. COMPANHIA DAS LEZÍRIAS – www.cl.pt
15. ENOPORT – UNITED WINES – www.enoport.pt